Translate

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Por que Deus permitiu que Adão e Eva comessem o Fruto Proibido?


 Passam-se anos, décadas, séculos e milênios e em nós permanece uma pergunta atemporal:
Por que Deus permitiu que Adão e Eva comessem do Fruto Proibido?
Para nós seria mais fácil se Deus não tivesse posto aquela árvore no jardim, dessa forma o ser humano viveria para sempre. Só que não é dessa forma. Se Deus é bom e perfeito e sabe de tudo antes de acontecer, por que Ele permitiu que o pecado entrasse no mundo?

Ao lermos a Bíblia por vezes deixamos de reparar nos pequenos detalhes que nos cercam. E são nesses trechinhos que desprezamos que muitas das vezes está a resposta.
Lemos em Gênesis 2.16 e 17 que Adão poderia comer de todas as árvores do jardim, menos a árvore da ciência do bem e do mal. 
Aqui vemos o que? Deus alertando Adão que o MAL existe. Isso é muito, muito importante, pois é através dessa palavra que entenderemos melhor o porquê de Deus ter colocado essa árvore no jardim.
Deus criou os seres dotados de livre-arbítrio, e como tal, temos direito a escolha. A partir do momento em que o mal existiu, houve então o período entre escolher o certo e o errado. Deus então colocou essa árvore no jardim, pelo motivo de não querer privatizar Adão dizendo: "O bem é a única coisa que existe", isso seria mentira.
Então o que Deus fez? Conscientizou o casal de que o mal existia. Conscientizou a eles dois um caminho de escolha. E então poderiam decidir qual caminho seguiriam por eles mesmos.
E quero enfatizar que Deus deixou extremamente claro para ambos que o mal gera a morte, assim como as más escolhas. Elas existem e sempre existirão, mas Deus não te impedirá de tomar as decisões erradas... Mas tenha certeza de que Ele te dirá que o caminho pelo qual está escolhendo não te fará bem. É o dever dele como Pai. Você que é Pai ou mãe, sabe que antes mesmo de ter seus filhos, sabia que eles não seriam 100% perfeitinhos. Você sabia, antes mesmo de gerá-lo que quando nascesse e crescesse ele faria birra, desobedeceria, algumas vezes até gritaria com você, e até dizer que não gosta de você. Mas mesmo sabendo disso, mesmo assim você o gerou. Sabendo do que enfrentaria. Mas ainda assim, sabendo que seu filho faria coisas erradas você o continua amando, isso porque ele é seu filho. Da mesma forma é Deus. 
Saber que dos anjos que Ele iria criar haveria um que se rebelaria não tirou de Deus a vontade de criar estes seres.
E quando Lúcifer caiu do céu com a terça parte dos anjos, Deus sentiu da vontade de criar alguém conforme a sua imagem e semelhança. Sabia da existência do mal e não poderia evitá-lo pois isso quebraria o livre-arbítrio do ser humano e é por essa razão que Deus mostrou a Adão e Eva o fruto proibido. Para que soubessem da existência do mal e pudessem escolher qual caminho seguiriam.

Infelizmente sabemos qual escolha eles tomaram, mas Deus através de sua promessa redentora nos deu o Seu Filho Jesus Cristo para que por meio dEle encontrássemos novamente o caminho para a Árvore da Vida.


Fiquem com Deus! Até o próximo post. Comentem este estudo. Se inscreva no canal e mande sugestões, perguntas e compartilhem para fazer este projeto crescer. Que Deus te abençoe ricamente e até a próxima.
Postar um comentário