Translate

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Onde a Igreja passará a eternidade?

  A paz do Senhor blogers, estive um tempo ausente, mas finalmente voltei ;-D, rss...
  
  Parece simples para muitos responder a esta pergunta, mas não é tão simples quanto parece. Nós evangélicos temos um certo fascínio pelos céus. Todos almejamos ir para lá um dia, não é mesmo? Verdade é que os salvos irão para os céus, mas é mentira que passarão a eternidade lá.
  Você sabia que em nenhuma parte a Bíblia diz que passaremos a eternidade nos céus? Sabia que uma grande parte de cristãos acreditam nisso? Pois é, a maioria dos pregadores pegam textos isolados das Escrituras e ensinam que a Igreja passará a eternidade nos céus, interpretando erroneamente a exegese de I Tessalonicenses 4.17.
  Alguns acreditam até que Jesus virá num disco voador e nos levará para outro planeta (essa é a crença da Nova Era); outros dizem que viveremos num paraíso terrestre (esta classe de pessoas não estão totalmente erradas, pois segundo a Palavra de Deus a Igreja, sim passará a eternidade em um novo céu e uma nova terra.
"E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram e o mar já não existe."  Apocalipse 21.1 
  Muitos se baseiam no livro já mencionado de I Tessalonicenses 4.17, onde se lê: "Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com ele nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos  para sempre com o Senhor" (grifo meu). No lugar onde enfatizei o versículo é a frase que muitos sem saber enfatizam que o céu será nossa eterna morada, e não pára por aí: existem muitos versículos que dão a entender isso. Por exemplo, Jesus disse: "Na casa de meu Pai há muitas moradas: se não fosse assim eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (Jo 14.2 e 3).
  Entenda querido(a) leitor(a) uma coisa: a Bíblia é um Livro Santo que é composta por vários outros livros que devemos ler para entendermos o assunto em questão. Então não adianta pegar o texto fora do contexto pois isso nos levará para o caminho errado. Daí você me pergunta: "Irmão Anderson, então você não acredita no arrebatamento da Igreja?", Claro que acredito e estou esperando pela vinda do Senhor Jesus. Aí você pensa que estou entrando em contradição mas não é isso, deixe me explicar: a Igreja morará um tempo nos céus e depois virá para a terra, onde habitaremos para todo o sempre.
  O estudo começa aqui!  Agora vamos analisar os textos mencionados acima para compreender esta verdade. Vamos lá...

A verdadeira Escatologia


  Escatologia é a parte da teologia que ensina sobre às coisas que acontecerão no futuro. É o estudo das últimas coisas. Está baseada sobre às profecias do Antigo e Novo Testamento, assim sendo, onde passaremos à eternidade está na escatologia bíblica que deve ser interpretada corretamente. Vamos analisar os textos outrora mencionados para entendermos a mensagem que Deus nos deixou: 

"Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com ele nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos  para sempre com o Senhor" (ITs 4.17)

 "Na casa de meu Pai há muitas moradas: se não fosse assim eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (Jo 14.2 e 3)
  
  Estes textos não estão dizendo que moraremos para sempre nos céus, analise comigo: ambos falam de estar com o Senhor para sempre e de uma morada celestial, certo? Certo! Estar para sempre com o Senhor trás a ideia de que aonde o Senhor estiver estaremos com ele; e quando Jesus disse que no céu havia muitas moradas estava se referindo a Nova Jerusalém Celestial, chamada simbolicamente de mãe por ser uma cidade de abrigo para aqueles que irão herda-la (Gl 4.26).
"Então dirá o Rei para os que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mt 25.34)
   Quando chegar o dia do arrebatamento, ficaremos nos céus por um período de 7 anos. Por que 7 anos? Porque será o período em que o anticristo irá reinar na terra. Neste período haverá o casamento de Jesus Cristo com sua Noiva, a Igreja. Cada salvo em particular será julgado segundo as suas obras para receber o galardão.
"Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra" (Ap 22.12) 
   Note que tratasse dos salvos a quem Cristo se refere nesta passagem; galardão é uma premiação por tudo o que fizemos aqui na terra em prol do Reino de Deus.
  Ao fim dos 7 anos, Cristo voltará para destruir o império do anticristo e instaurar o seu reino neste mundo. Neste período haverá uma mudança radical no comportamento da humanidade e natureza. Veja o que a Bíblia diz:

   LONGEVIDADE PARA A HUMANIDADE
"Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado" (Isaías 65.20)
"porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras de suas mãos"  (Isaías 65.22 b)
  MUDANÇA DE COMPORTAMENTO NO REINO ANIMAL 
"A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi" (Isaías 11.7)
"O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum no meu santo monte, diz o SENHOR"  (Isaías 65.25)
     Depois que Jesus reinar por mil anos, aniquilará Satanás e seguirá o Grande Julgamento do Juízo Final, quando todas estas coisas acontecerem, aí então a terra será transformada.
"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para seu marido." (Ap 21.1,2)
  Note que a cidade nova Jerusalém desce dos céus para estar aqui na nova terra. O lugar da Igreja é estar ao lado do seu Marido para toda a eternidade. "E assim estaremos para sempre com o Senhor".
  Por séculos na oração nós pedimos: "Venha o teu reino". E em breve, esta oração irá se cumprir. Simbolicamente o reino dele já está em nosso coração, mas está palavra é literal. O reino de Deus é chegado para que toda a terra clame dizendo: "Bendita é a nação cujo Deus é o Senhor" (Sl 144.15).
  A terra é nossa herança! Foi o que Jesus disse: "Bem-aventurado os mansos, pois eles herdarão a terra" (Mt 5.5).
  A Igreja, amado e amada, passará a eternidade num novo céu e numa nova terra cujo sol é o próprio Senhor, o Sol da Justiça, que limpará dos nossos olhos toda a lágrima. Creia nisso e cantemos o hino 525 da harpa cristã:
"Já refulge a glória eterna de Jesus o Rei dos reis, breve os reinos deste mundo seguirão as suas leis; os sinais da sua vinda mais se mostram cada vez. Vencendo vem Jesus!
GLÓRIA! GLÓRIA! ALELUIA! GLORIA GLORIA! ALELUIA! GLORIA! GLORIA! ALELUIA! VENCENDO VEM JESUS!"
  Fiquem na paz e até o próximo post, e por favor: curta/comente/compartilhe.
  Semeando a Palavra colheremos almas.
 


   

Nenhum comentário: